Tata Motors: Mais um país do BRIC em destaque no setor automobilístico

19 jun

Mais um país do BRIC, sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, países emergente em situação econômica de destaque considederado por economistas apostas para o futuro,  se destaca no setor automobilítico.

Como já foi visto aqui, a Jac Motors (empresa chinesa), recentemente recebeu atenção de holofotes brasileiros com o lançamento do seu primeiro carro aqui no Brasil. A Tata Motors ainda não se arriscou em solos brasileiros mas, já demonstra uma construção sólida em sua imagem e reputação.

De fato, a Índia nunca foi expoente no setor automobilístico mas, isso começou a mudar no final da década de 90, quando ela começou a ganhar destaque com um lançamento de sucesso no setor de carros populares. A partir daí, ela começou a se estruturar, chegando a comprar as marcas de luxo britânicas Jaguar e Land Rover.

Em 2008 a Tata inovou lançando o Nano, o veículo mais barato do mundo, custando apenas US$3.000,  que recebeu mais de 200.000 encomendas em poucos meses. Um depoimento do herdeiro do fundador, Ratan Naval Tata, que assumiu o controle da empresa em 1991, descreve como ele foi capaz de conceber a idéia de criar um veículo-conceito como o Nano:  “Eu observava famílias inteiras andando em scooters, com o pai dirigindo, com um filho na sua frente e a mãe atrás, segurando um bebê de colo”, disse. “Isso me fez questionar se não seria possível conceber um meio de transporte seguro e viável para toda a família”.

Recentemente a Tata inovou mais uma vez lançando o Nano Ev, versão elétrica do veículo mais barato do mundo. Só nos resta agora esperar quando essa grande organização indiana vai decidir se arriscar em solos brasileiros.

Abaixo tem um video bacana do Tata Pixel, um novo conceito da Tata Motors:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/bric.htm

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2011/06/tata-motors.html

Juliana Fonseca

Deixe um comentário